Order:
  1.  11
    A teoria das tradições de pesquisa de Alasdair Macintyre contra o universalismo iluminista, o relativismo e o perspectivismo.Alberto Leopoldo Batista Neto - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e33574.
    A teoria das tradições de pesquisa de Alasdair MacIntyre é a sua resposta ao problema da radical discrepância entre perspectivas filosóficas incompatíveis e sua incomensurabilidade prima facie. MacIntyre vê no universalismo iluminista a raiz remota do problema, de modo que desenvolve uma crítica vigorosa de suas pretensões de constituir um campo neutro para o julgamento de teses rivais. Ao mesmo tempo, porém, MacIntyre propõe que uma marca das tradições racionais é a sua tendência a transcender os limites contingentes de sua (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    O Conceito de Consequência Lógica e os Problemas do Pluralismo e do Anti-Excepcionalismo.Alberto Leopoldo Batista Neto - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):125-139.
    ResumoApresentam-se alguns conceitos fundamentais e posições representativas referentes a três debates correntesna filosofia da lógica, a saber aquele acerca da natureza da relação de consequência, o que versasobre o problema do pluralismo lógico (e sua alternativa fundamental, o monismo) e o que gira em tornoda chamada proposta anti-excepcionalista, que nega o caráter excepcional da lógica e a põe numa relaçãode continuidade essencial com as demais ciências, de modo a evidenciar pontos de conexão entre as trêsdiscussões mencionadas. Levanta-se, por fim, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  32
    Religious Presuppositions of Logic and Rationality.Alberto Leopoldo Batista Neto - 1970 - Forum Philosophicum: International Journal for Philosophy 23 (1):5-57.
    There is a crisis in philosophical rationality today—in which modern logicisimplicated—thatcanbetracedtotheabandonmentofacommonbackground of principles. The situation has no parallel within the pre-modern tradition, which not only admits of such principles, but also refers them back to a set of assumptions grounded in a clearly religious frame of mind. Modern conceptions of rationality claim complete independence from religious sources, as from tradition more generally, and typically end up disposing of first principles altogether. The result is a fragmentation of reason, which can be (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark